Sua loja virtual oferece uma boa experiência do usuário e um design visual atraente. Você conhece seus clientes-alvo e como alcançá-los. Seus preços e promoções são competitivos. O que poderia dar errado?

Você pode deixar de fornecer o conteúdo que seus clientes em potencial procuram quando estão pesquisando produtos e tomando suas decisões de compra.

À medida que trabalho com os clientes para melhorar as taxas de conversão, os valores médios do pedido e a participação no mercado, a estratégia de conteúdo se torna crítica. Neste post, descreverei os benefícios (e desafios) do conteúdo atraente.

Estratégia de Conteúdo

Após investir na criação de loja virtual WordPress, você já deve começar a pensar em uma estratégia de conteúdo eficaz. Isso fará com que seus clientes e possíveis clientes:

  • Encontre sua loja, que você otimizou para os mecanismos de pesquisa.
  • Entenda sua história de marca. É importante diferenciar sua marca e desenvolver conteúdo para oferecer suporte a suas mensagens e voz.
  • Deseje os produtos que você vende. Quando os visitantes acessarem seu site, o conteúdo os ajudará a visualizar seus produtos. Histórias de estilo de vida e de produtos são uma boa maneira de acelerar os ciclos de compras.
  • Encontre produtos de forma rápida e eficiente. Uma taxonomia eficiente para categorias de produtos, navegação e pesquisa no site ajudará seus visitantes a encontrar rapidamente os produtos que estão procurando.
  • Encontre o conteúdo que eles estão procurando. Os compradores querem detalhes do produto – imagens, vídeos, descrições , especificações, comparações. Eles também querem informações de suporte sobre categorias de produtos, produtos em destaque e novos produtos e ofertas promocionais.
  • Encontre conteúdo personalizado e relevante. Oferecer conteúdo relevante e oportuno e ofertas personalizadas aos visitantes com base no que você sabe sobre eles e seus comportamentos no local os ajudará a se concentrar.
  • Compare facilmente produtos. O conteúdo de produtos bem estruturado e consistente permite a comparação de ferramentas e a pesquisa avançada e facetada – tudo para ajudar os visitantes a encontrar produtos rapidamente.
  • Leia o conteúdo gerado pelo usuário para apoiar as decisões, aprendendo o que os outros compradores acham dos produtos.
  • Veja reforçando o conteúdo em campanhas de marketing e canais sociais. Crie campanhas sociais e de promoção de e-mail para apoiar a jornada do seu comprador. Isso é especialmente importante para produtos com um longo ciclo de compra.

O que é conteúdo?

Conteúdo é tudo o que aparece em sua loja on-line: dados de produtos, descrições e imagens, histórias de marca, informações geradas pelo usuário, tags de título e outros metadados, além de taxonomia e navegação. Para inspiração, olhe para a Amazon. Ele se destaca em quase todos os aspectos da criação de conteúdo.

  • O conteúdo do produto inclui números de peça, descrições curtas e longas, especificações, imagens, vídeos, fichas de dados de segurança e manuais de instrução. Tudo isso deve ser estruturado e consistente. Algum nível de conteúdo original é crucial. É aceitável reutilizar as especificações dos fabricantes. Mas crie descrições originais, seus próprios números de peça e imagens e vídeos exclusivos. O conteúdo gerado por usuários e especialista é quase obrigatório hoje, pois os compradores procuram validação de terceiros. Criar conteúdo original e atraente também ajudará seu site a se destacar nos mecanismos de pesquisa.
  • Conteúdo de marketing. Imagens de herói, promoções, coleções e descrições sazonais, visões gerais e introduções de categoria, blogs e páginas informativas: todos são exemplos de conteúdo de marketing. Deve ser atualizado regularmente para manter seus visitantes envolvidos e fornecer um motivo para retornar.
  • As histórias de marca são transmitidas no design visual do site, nas histórias de estilo de vida e de produtos e no conteúdo do produto. Consistência é fundamental. Se você vende produtos de luxo para um estilo de vida específico, o conteúdo do seu produto deve reforçar essa história. Da mesma forma, se sua marca for engraçada e divertida, verifique se suas imagens e descrições refletem isso.
  • Histórias de estilo de vida e produto. Se você estiver segmentando segmentos de estilo de vida, as imagens e as histórias contadas em sua loja devem apoiar esse estilo de vida. Estreitamente alinhados estão as histórias de produtos que incluem clientes. Segmentos de estilo de vida são mais do que itens de luxo e premium. Esportes, roupas, produtos de tecnologia e jogos são todos segmentos potenciais. São histórias fáceis de produzir e valem a pena criar e adaptar suas mídias sociais, blogs e publicidade. Eles também trazem valor para SEO.
  • Taxonomia. A maneira como você organiza suas categorias de produtos influencia bastante a capacidade de os clientes encontrarem produtos rapidamente. Ao adicionar novas linhas de produtos, revise sua taxonomia e como ela é apresentada. A taxonomia também envolve a definição dos metadados de suas páginas – tags de título, meta descrições, marcação estruturada. Inclui a definição da sua navegação – primária e secundária. Adicionar atributos para oferecer suporte à filtragem ajuda os compradores a encontrar produtos, marcas e categorias.

O conteúdo é sem dúvida a parte mais desafiadora de operar uma loja online. Ele requer criação, atualização, adição e remoção sem interrupção. Sem uma estratégia de conteúdo atraente, é quase impossível ter sucesso.

Desafios

Aqui estão os principais desafios para uma estratégia de conteúdo eficaz, na minha experiência.

  • Planejamento. Desenvolva um plano de como o conteúdo será usado, criado e mantido em suas propriedades digitais e nos canais sociais. Isso geralmente envolve contratar uma agência ou um especialista em conteúdo.
  • Criar e curar requer escritores e especialistas no assunto para artigos, trechos, descrições e assim por diante
  • Migração de conteúdo. Mover conteúdo – de antigos para novos sites e de sites de fabricantes para os seus – é um grande empreendimento que é normalmente subestimado. Antes de alterar as plataformas, avalie cuidadosamente o que está envolvido na migração de conteúdo
  • Consistência é sempre um desafio quando existem vários autores.
  • Governança. As empresas globais que buscam conteúdo localizado devem aderir às regras e aprovações e devem, de outra forma, garantir que o conteúdo seja consistente e representativo de sua marca.
  • O conteúdo promocional geralmente é exibido em todo o site, campanhas digitais e sites sociais. Certifique-se de desativar o conteúdo e substituí-lo quando as campanhas expirarem.
  • A taxonomia é crucial. Também pode ser complicado . Considere contratar um consultor para aconselhamento e direção.

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