No artigo de hoje vamos conhecer 07 estratégias para promover um novo blog e conseguir muito tráfego pra ele. Assim, você ficará mais próximo do sucesso e da rentabilização do blog.

A concorrência no mundo dos blogs é enorme! Seria excelente se fizéssemos nossos blogs, postássemos excelentes conteúdos, o Google reconhecesse esse trabalho… E simplesmente começasse enviar tráfego de pesquisa para nossos blogs.

Infelizmente não é assim que acontece…SEO (que é esse processo que o Google indica nosso site para as pessoas)  demora pra acontecer e depende de vários fatores que não dependem diretamente de você, como prova social e backlinks. Dessa forma, geralmente o tráfego orgânico é praticamente zero num Blog novo.

Blogs são usados no marketing de conteúdo, e para ter sucesso você precisa de tráfego.

Então como resolver esse problema de falta tráfego? A maioria das pessoas acha que basta continuar postando novos conteúdos e o tráfego virá…mas esse é um grande erro.

E sobre isso que trata esse artigo! Sobre como promover blogs!

Boa Leitura!

#01 – Não fique mudando tudo a todo tempo

Pense comigo… Se você ainda não tem tráfego ou tem pouco, faz sentido mudar o design e o tema do seu blog o tempo todo? Você ainda não tem tráfego suficiente para avaliar se o problema está no Design ou não.

Quando o tráfego não vem, simplesmente nos sentimos tentados a mudar tudo, resista a essa vontade. Combinado? Rsrrsrsr  As mudanças só devem ser feitas depois dos testes. Quem decide se vamos mudar ou não é o público. Quando o público rejeita nossa tema, aí sim mudamos.

Isso pode ser avaliado com dados no Google Analytics. Se você quer saber mais sobre taxa de rejeição avaliada pelo Google Analytics leia esse Artigo do Google.

Então, após colocar em práticas as estratégias de divulgação aguarde no mínimo 60 dias para avaliar se o problema de rejeição do Blog está relacionado com o Design.

#02 – Crie postagens na forma de pilares para o Blog

Essa é uma estratégia que já é muito utilizada, mas não podemos abrir mão dela. Principalmente se estamos começando agora. E o que seriam posts pilares? Primeiro precisamos recordar da função de um pilar, ou também chamado de coluna… Eles servem de apoio para a construção de um edifício, como exemplo.

-Então, o post pilar será aquele que vai dar sustento ao blog de forma geral, e será neles que você vai concentrar suas forças de divulgação e promoção.

O Post pilar vai requerer de você uma maior dedicação. Pois eles realmente precisam ser diferenciados. Não que os demais posts não precisem ser, mas esses se tornarão a base do seu projeto.

Como produzir um artigo pilar?

Vou deixar um pequeno passo a passo para produção deste artigo épico:

  1. Escolha os temas mais relevantes do seu nicho;
  2. Veja como os concorrentes estão abordando o tema;
  3. Para descobrir isso use a ferramenta http://www.buzzsumo.com/, esta ferramenta mostra o conteúdo mais compartilhado para uma palavra-chave.
  4. Lembrando que a palavra-chave vai guiar a produção do conteúdo;
  5. Invista na produção de um artigo que supere o conteúdo dos concorrentes;
  6. Multiplique o conteúdo deste artigo, em vídeo, pdf, infográfico, ebook…
  7. Divulgue constantemente esses tipos de artigo;

Resumindo até aqui…

Após a criação do Blog o objetivo é criar os principais artigos dele, que vão servir de colunas do seu projeto.

Dica: Crie pelo menos 5 artigos desse tipo antes de começar as divulgações, coloque links entre eles, dando a ideia de estarem se complementando.

#03 – Anúncios? Melhor não…

Sim, isso mesmo. Melhor não usar anúncios, e eu tenho certeza que você quer fazer o melhor.

Colocar anúncios é uma tentativa de rentabilizar o blog rapidamente, mas eles deixam seu blog com uma aparência péssima… Sem contar que são uma distração para os visitantes, podendo inclusive atrapalhar suas estratégias de captura de leads, para aí sim rentabilizar.

O custo x benefício de colocar anúncios no blog é muito alto… O custo é enorme (devido aos pontos negativos) e o retorno é muito baixo, se ganha muito pouco com isso.

Então como eu posso rentabilizar meu blog?

Podemos resumir que você vai concentrar sua estratégia na criação de duas listas:

  1. Criação da lista de E-mail;
  2. Criação de lista para remarketing, com pixel do Facebook;

A lista de e-mail, sendo ela o principal ativo do seu negócio. De onde virá a maior parte dos seus ganhos.

#04 – Conheça quem atua no mercado

Uma coisa é fato, quanto mais concorrentes existem em um mercado, maior é o potencial de retorno dele. Pois se existem muitos concorrentes o mercado tem sido lucrativo, ou simplesmente as pessoas abandonariam o mercado.

Você precisa investir um tempo pesquisando seu mercado de atuação, entender quem de fato está ganhando dinheiro com ele e o que você precisa aprender e fazer para começar a ganhar dinheiro também.

Você não precisa conhecer todo o seu mercado rapidamente, é um processo gradativo. Te indico a montar uma planilha e ir ao longo do tempo colhendo dados que te ajudarão a melhorar seu projeto.

Quais dados são importantes?

  • Blogs dos concorrentes;
  • Os principais nomes do mercado;
  • Nomes iniciantes e intermediários;
  • Grupos;
  • Comunidades;
  • Principais canais do YouTube;
  • Produtos mais vendidos;
  • E qualquer informação que você deva acompanhar para melhorar seu blog;

#05 – Estabeleça parcerias

O item #04 fala de conhecer o mercado, isto é, conhecer as pessoas que estão atuando nele. Fazer a lista e não utilizar não vai adiantar muita coisa…rsrsrsr. Agora quero falar com você sobre como utilizar os dados para fazer parcerias. Elas ajudam muito a promover um novo blog.

Depois, que seu blog já tem os artigos principais e mais outros artigos, e podemos dizer que ele já totalmente pronto. (Leia este artigo) É hora de você começar a ficar conhecido.

Como fazer parcerias?

Estabelecer parceria para levar uma pessoa a fazer aquilo que queremos não é nada fácil. Então o segredo é fazer aquilo que os outros querem. Como assim? Calma… Você já vai entender. Vou te apresentar uma forma de descobrir o que os concorrentes querem e aí sim estabelecer parcerias:

  • Verifique se eles costumam conceder entrevistas, convide-os para uma;
  • Se o potencial parceiro já for produtor, ofereça um estudo de caso do produto dele, onde você colocaria tudo em prática e no final ele poderá divulgar esse estudo de caso com depoimentos seus.
  • Verifique se no blog deles há links quebrados. Ofereça seus artigos principais como links para substituir os links quebrados. (Use http://www.brokenlinkcheck.com/ para descobrir os links quebrados)
  • Verifique alguma deficiência no Blog dele que você possa ajudar (fazendo isso de graça)

Ajudando aos concorrentes você vai criar parcerias sólidas, baseadas no relacionamento. Mas não seja um chato, faça isso com moderação e ao longo do tempo.

#06 – Crie influência

Criar influência vai ajudar demais a promover um novo blog. Esse é mais um trabalho de longo prazo… Ninguém se torna influente da noite pro dia. Ser influente e estar presente onde às pessoas estão! Influenciando de forma positiva, sem querer realizar vendas.

Vamos a algumas dicas:

  1. Participe de grupos e comunidades, ajude os iniciantes, fale dos seus resultados, mostre seu trabalho (mas, volto a falar, nada de ofertar produtos aqui)
  2. Comente nos blogs, muitos blogs recebem perguntas que não são respondidas, ajude respondendo, colaborando.

O segredo para gerar influencia é colaborar. Qualquer tentativa que demonstre que seu objetivo é gerar resultado financeiro pode não ser boa. As pessoas precisam te reconhecer como alguém que sabe do assunto, aí sim elas passam a te seguir e se cadastram na sua lista de e-mail… Nessa hora é que você vende.

#07 – Promova seu Blog

Todas as estratégias que apresentei até agora serão alavancadas por essa última. Agora é o momento de investir no blog. É hora de “coçar o bolso” rsrrsr.

Hoje quero focar em um ponto que é o fechamento do que vim falando até agora.

Lembra-se daqueles artigos pilares? Que falamos no início? Então, é neles que você concentrar suas estratégias de divulgação.

Ponto Importante: Antes de começar tenha certeza que seu blog está pronto e com um funil de vendas configurado. É imprescindível que você confira isso com bastante atenção!

Uma vez que você cumpriu todas as fases anteriores, vá para o Facebook Ads e crie anúncios para os 05 artigos principais do seu blog. Divulgue para um público bem amplo, o objetivo é divulgar o trabalho, e na fase inicial você está descobrindo quem é o seu público. Não se preocupe muito (inicialmente) com segmentação.

Programe os anúncios para “Visitas no Site” e pague por cliques, seu objetivo é levar pessoas no Blog.

Resultados possíveis

Os resultados possíveis dessa ação serão captura de Leads e compartilhamento dos seus conteúdos. A partir daí é avaliar os resultados, implementar correções e prosseguir.

Espero que este artigo venha te ajudar na promoção do seu novo blog. Promover um novo blog não é uma tarefa das mais fáceis, mas é possível. E é nisso que você deve colocar seu foco.

Até a próxima!

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